A questão aborda o movimento corporal criativo na Educação Infantil e como ele se diferencia do movimento puramente funcional ou direcionado. Vamos analisar cada alternativa:
a) aquele sem função definida, que tem a marca da criança, de sua idade, de seu jeito de ser: tímido, explosivo, delicado ou desengonçado e demonstra sua necessidade de expressão de alegria, euforia, raiva, tristeza e que permite descobertas.
- Correto. O movimento corporal criativo é espontâneo, expressivo e permite que a criança explore emoções, sentimentos e possibilidades de ação, valorizando a singularidade de cada uma.
b) aquele relacionado ao desenvolvimento motor e à aquisição de determinadas habilidades.
- Incorreto. Esse se refere mais ao movimento funcional ou motor, que tem foco na habilidade e no controle corporal, não na expressão criativa.
c) aquele movimento que possibilita extravasar, gastar energia, uma vez que as crianças ficam muitas horas desenvolvendo atividades que exigem contenção. Compete ao professor apenas garantir as condições de higiene e de segurança.
- Incorreto. Reduz o movimento a uma função de descarga de energia, sem considerar a exploração, a expressão e a criatividade.
d) desenvolvido nas competições e jogos dirigidos, em que não existe espaço para a expressão da criatividade e da individualidade. É desenvolvido, também, na dança, sobretudo vinculada às apresentações em festas.
- Incorreto. Competições e apresentações dirigidas limitam a criatividade e a espontaneidade, não sendo o foco do movimento criativo.
e) integrado ao conceito de dança. É uma cópia ou imitação de criações alheias. Compete ao professor planejar essas intervenções para poder conduzir o movimento corporal das crianças. Infelizmente, as necessidades de segurança e de higiene impedem atividades livres que possibilitam o desenvolvimento sensorial e corporal das crianças.
- Incorreto. O movimento criativo não é apenas imitação; ele envolve expressão própria, exploração e experimentação sensorial.
✅ Resposta correta: a) aquele sem função definida, que tem a marca da criança, de sua idade, de seu jeito de ser: tímido, explosivo, delicado ou desengonçado e demonstra sua necessidade de expressão de alegria, euforia, raiva, tristeza e que permite descobertas.