Processando...

Questões comentadas Prefeitura de Araraquara-SP de Matérias Diversas | 158091

#158091
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Araraquara-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

O processo de formação de um leitor começa bem antes da criança aprender a decodificar a leitura a partir do texto escrito. O início deste caminho e a sedução para ele se dão ainda no berço, através dos acalantos, parlendas e da ambiência de afeto que este momento propicia. Deste modo, a contação de história, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo vista pela educação como uma linguagem de afeto e como caminho para o desenvolvimento do(a)

Comentários da questão

  • - 10/11/2025 às 15:33

    A questão aborda o papel da contação de histórias na Educação Infantil e seu impacto no desenvolvimento da criança. Vamos analisar as alternativas:

    a) lúdico na escola. Trata-se de um momento de lazer e prazer sem finalidade de ensino. Não há necessidade de planejamento por parte do professor, pois se trata de uma atividade espontânea não dirigida.

    • Incorreto. Embora a contação de histórias seja prazerosa e lúdica, tem função educativa e exige planejamento pedagógico, não sendo apenas lazer.

    b) atenção das crianças, afastando-as das brigas, correrias e indisciplina. Trata-se de uma atividade a ser desenvolvida, sobretudo nos períodos de espera, como por exemplo, hora de saída da escola que envolve aguardar a chegada dos pais. Não há necessidade de planejamento didático e educacional, mas é necessário entonação de voz para prender a atenção das crianças.

    • Incorreto. A contação de histórias não serve apenas para controle da disciplina; seu objetivo é desenvolvimento integral e linguagem.

    c) vocabulário infantil, da transmissão de saberes já elaborados historicamente, da transmissão de saberes prontos e fechados presentes em diferentes culturas. Não há necessidade de um planejamento para se trabalhar com diferentes gêneros, como contos, fábulas etc.

    • Parcialmente incorreto. A contação contribui para o vocabulário e transmissão cultural, mas o planejamento é necessário, e o desenvolvimento da imaginação e reflexão vai além de apenas transmitir saberes.

    d) aprendizagem de forma alternativa que rompe com a mesmice das atividades de sala de aula, mesmo mantendo as crianças num comportamento passivo e disciplinado. Trata-se de uma prática que facilita o processo de codificação e decodificação da linguagem escrita pelas crianças.

    • Incorreto. A contação de histórias não é passiva, e seu objetivo não é apenas facilitar a decodificação da leitura, mas desenvolver linguagem, imaginação e reflexão.

    e) linguagem oral e escrita, da imaginação e da reflexão sobre as vidas pessoais e o contexto social em que estão inseridas. Compete ao professor planejar e desenvolver a arte de contar histórias.

    • Correto. Esta alternativa reconhece que a contação de histórias desenvolve linguagem, imaginação, reflexão e compreensão cultural, e que o professor deve planejar e mediar a atividade, garantindo seu caráter educativo.

    Resposta correta: e) linguagem oral e escrita, da imaginação e da reflexão sobre as vidas pessoais e o contexto social em que estão inseridas. Compete ao professor planejar e desenvolver a arte de contar histórias.