A questão trata do papel da brincadeira na Educação Infantil e de como ela contribui para o desenvolvimento integral da criança. Vamos analisar cada alternativa:
a) diversão, sendo natural na vida dela. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, não exigindo planejamento pedagógico.
- Incorreto. Embora a brincadeira seja prazerosa e espontânea, na educação infantil ela tem papel pedagógico e de desenvolvimento, exigindo mediação e planejamento adequados.
b) imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
- Correto. Essa alternativa reconhece que a brincadeira permite à criança recriar experiências, experimentar papéis sociais, desenvolver criatividade e compreender o mundo, exatamente como defendem autores da educação infantil.
c) relaxar, após realizar atividades mais escolarizadas. A brincadeira é o momento de negação do trabalho, de certa irreverência e até de desinteresse pelo que é sério.
- Incorreto. A brincadeira não é apenas relaxamento ou pausa, mas atividade rica em aprendizagens.
d) se relacionar com outra criança sem a mediação do adulto. A brincadeira não é uma das linguagens que se destaca na infância, mas é através dela que a criança recebe a cultura da sociedade em que vive.
- Incorreto. A brincadeira é uma das linguagens principais da infância, e a mediação do adulto pode enriquecer as aprendizagens.
e) distração e fuga, não lhe conferindo um caráter educativo. A brincadeira na instituição educacional ocupa o espaço de interrupção da atividade dirigida pelo professor para descanso e higiene mental.
- Incorreto. A brincadeira tem caráter educativo, não é mera distração.
✅ Resposta correta: b) imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.