A questão trata do desenho na Educação Infantil e de como ele deve ser abordado pedagogicamente, segundo a perspectiva de Ester Gresspum e de práticas modernas de artes visuais. Vamos analisar cuidadosamente cada alternativa:
a) o direcionamento, pelo adulto, do desenho da criança a uma norma ou padrão estético.
Incorreto. Na Educação Infantil, o desenho não deve ser controlado por padrões estéticos. O foco é a expressão da criança, não a conformidade com normas visuais.
b) que a criança possa escolher como se expressar, buscando um equilíbrio entre a intencionalidade do professor e a iniciativa da criança.
Correto. Esta alternativa reconhece a importância da autonomia da criança, permitindo que ela se expresse livremente, mas também considera a orientação do professor para enriquecer o processo educativo.
c) a presença do desenho figurativo e atividades que envolvem lápis de cor e papel com desenhos impressos para a criança pintar.
Parcialmente incorreto. Embora atividades com lápis e papel sejam comuns, limitar-se a colorir desenhos impressos não desenvolve a expressão individual da criança nem promove a criação e exploração próprias do desenho.
d) a sensibilidade visual que pressupõe a percepção do espaço. O professor deve planejar atividades para serem desenvolvidas pela turma toda, do mesmo jeito, ao mesmo tempo, de modo uniforme e homogêneo.
Incorreto. Forçar uniformidade contradiz a ideia de expressão individual e descoberta, que é central na Educação Infantil.
e) a repetição de atividades prontas e, ainda, a pintura de presentes também prontos para as datas festivas, como o dia das mães, o dia dos pais e o dia das crianças.
Incorreto. Essa abordagem valoriza apenas a reprodução e não a criatividade ou o desenvolvimento da linguagem do desenho da criança.
✅ Resposta correta: b) que a criança possa escolher como se expressar, buscando um equilíbrio entre a intencionalidade do professor e a iniciativa da criança