(1,0) 1 -
"Desenhar é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Para Ester Gresspum, o desenho pode ser visto como marcas, registros, vestígios. Desenhar é também uma forma de se aproximar das linguagens artísticas, sendo que o desenho para a criança é uma linguagem, como o gesto ou a fala. É importante, no planejamento das atividades vinculadas às artes visuais e à exploração da imagem na Educação Infantil, garantir
A alternativa correta é:
b) que a criança possa escolher como se expressar, buscando um equilíbrio entre a intencionalidade do professor e a iniciativa da criança.
Justificativa: Na Educação Infantil, o desenho é uma linguagem expressiva e simbólica, assim como o gesto ou a fala. O papel do professor não é impor normas estéticas ou modelos prontos, mas oferecer um ambiente rico, que respeite a singularidade da expressão infantil. O professor deve planejar com intencionalidade, mas sem limitar a criatividade e a liberdade da criança — promovendo a escuta, a experimentação e a expressão autêntica por meio das artes visuais.
As demais alternativas incorrem em práticas engessadas, normativas ou dirigidas demais, que vão contra os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das diretrizes curriculares para a Educação Infantil.
Recuperar senha