Analisando as alternativas sobre zonas de trabalho na odontologia (conforme ISO/FDI, para dentista destro):
- Zona do operador: 12 a 7 horas (para destro, geralmente de 7 a 12 horas) – área em que o dentista realiza os procedimentos com liberdade de movimentos e visão direta.
- Zona do assistente: 2 a 4 horas – realiza a transferência de instrumentos e assistência direta ao operador.
- Zona de transferência: área onde ocorre a troca de instrumentos entre o operador e o assistente, sem esforço do operador.
- Zona estática: 12 a 2 horas – instrumentos de uso infrequente, equipamentos fixos, sem movimentação.
Analisando as alternativas:
a) Zona do operador compreende a posição de 1 a 4 horas e é nesta área que se localizam os aparelhos periféricos: ❌ Incorreta. Para destro, a zona do operador não é de 1 a 4 horas, e aparelhos periféricos não ficam nessa zona.
b) Zona de transferência se estende de 5 a 8 horas. O operador dentro desta área tem liberdade de movimentos para realizar o trabalho clínico com visão direta: ❌ Incorreta. A zona de transferência não é usada para trabalho direto com o paciente, e sim para passagem de instrumentos.
c) Zona estática compreende a posição de 2 a 12 horas. Localizam-se nesta área os instrumentos e equipamentos de uso infrequente, como por exemplo, balão de oxigênio: ✅ Correta. A zona estática é destinada a equipamentos de uso pouco frequente, mantendo-os fora da área de trabalho dinâmica.
d) Zona do assistente compreende a posição de 7 a 11 horas. É onde ocorre a troca de instrumental da boca do paciente e para a boca do paciente: ❌ Incorreta. Para destro, a zona do assistente é normalmente de 2 a 4 horas, não 7 a 11 horas.
✅ Resposta correta: c) Zona estática compreende a posição de 2 a 12 horas. Localizam-se nesta área os instrumentos e equipamentos de uso infrequente, como por exemplo, balão de oxigênio.