(1,0) 1 -
Os intelectuais brasileiros do século XIX, principalmente a partir da sua segunda metade, conscientes da necessidade política, histórica e, especialmente humanística, de modificar a forma do trabalho, ou seja, promover o fim da escravidão e implantar o trabalho livre, sem que isso incorresse em prejuízos ao sistema produtivo do Império, apresentaram inúmeras propostas de substituição da forma de trabalho. Uma delas marcou profundamente as regiões norte e nordeste do país, uma vez que estas seriam fortemente atingidas pela substituição na forma de trabalho escravo para o livre, que foi a proposta denominada fazendas centrais. Assinale a alternativa que melhor explica essa proposta de organização do trabalho e da produção açucareira.
Então a resposta correta é, de fato:
✅ D – Fazendas centrais foi o nome dado a uma grande propriedade, cujo proprietário arrendava a terra e disponibilizava à trabalhadores livres e cobrava impostos desses trabalhadores para que estes moessem a cana-de-açúcar no engenho da fazenda.
Nesse modelo, os trabalhadores livres (ex-escravos ou outros trabalhadores) recebiam a terra ou espaço para cultivar, mas precisavam entregar parte da produção ou pagar impostos à fazenda central.
O objetivo era manter a produção açucareira sem o trabalho escravo, garantindo o lucro do proprietário mesmo com a transição para o trabalho livre.
Essa proposta foi especialmente relevante nas regiões Norte e Nordeste, mais impactadas pela substituição da mão de obra escrava.
Recuperar senha