Vamos analisar as alternativas:
a) “As informações contidas no prontuário do paciente são de propriedade do paciente e de todos profissionais que prestarem cuidados a ele.”
Errado. O prontuário é documento do serviço de saúde, mas as informações são confidenciais e pertencem ao paciente, com acesso restrito aos profissionais autorizados.
Não são propriedade dos profissionais.
b) “Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, assim como uma postura de pró-atividade são características que estão longe de serem pensadas na ética profissional.”
Errado. Essas atitudes são essenciais na ética profissional, especialmente na área da saúde.
c) “As informações que os pacientes fornecem, quando de seu atendimento em um hospital, posto de saúde ou consultório privado, assim como os resultados de exames e procedimentos realizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica, são de propriedade do próprio paciente.”
Correto. A ética médica e a legislação garantem o direito à confidencialidade e propriedade das informações ao paciente.
d) “Na área hospitalar, decisões são tomadas com base apenas em fatos.”
Errado. As decisões também consideram valores éticos, emoções, aspectos humanos, e não só fatos.
e) “A Bioética aborda problemas de forma original, individual, contemporânea, global e sistemática.”
Parcialmente correto, mas a expressão “individual” não está adequada, pois a bioética trata de problemas coletivos e globais.
Resposta correta:
c) As informações que os pacientes fornecem, quando de seu atendimento em um hospital, posto de saúde ou consultório privado, assim como os resultados de exames e procedimentos realizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica, são de propriedade do próprio paciente.