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Questões comentadas . Concursos Diversos de Currículo (Teoria e Prática) | 220506

#220506
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

“Os currículos não são apenas o que é elaborado e prescrito, mas o que é adotado e implementado. Elaborar e implementar novas formas de currículos, baseadas em conhecimento aberto e compartilhado, depende muito do trabalho dos professores. Embora a tecnologia digital ofereça um mundo de possibilidades, as inovações têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas quando são elaboradas para atender às necessidades e características particulares dos estudantes em contextos específicos. Os professores têm um papel importante a desempenhar na personalização da aprendizagem para que seja autêntica e relevante. Eles precisam de liberdade, preparação adequada, recursos instrucionais e suporte para adaptar, construir, elaborar e criar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus estudantes. Os currículos do futuro devem proporcionar aos professores uma ampla margem de autonomia, complementada com fortes apoios, incluindo o que é oferecido pela tecnologia, e o que vem de uma rica colaboração com seus pares e de parcerias com especialistas no assunto, como professores universitários e cientistas.”
Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 81.

De acordo com o texto, no que diz respeito ao currículo, é possível afirmar que o papel do professor

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 10:15

    Vamos revisar cuidadosamente, porque há uma sutileza na redação das alternativas que pode explicar por que o gabarito oficial indica E.

    O texto da UNESCO enfatiza:

    O professor implementa o currículo, mas com autonomia para adaptá-lo, personalizá-lo e criar novas oportunidades de aprendizagem;

    O saber profissional envolve diálogo entre teoria e prática;

    Cada situação pedagógica é única, exigindo análise e mediação do currículo;

    O professor é agente fundamental na concepção do currículo, mas o foco é no processo de implementação e adaptação na prática concreta.

    Analisando a alternativa E:

    "É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo."

    Começa dizendo que o professor implementa, mas também elabora, o que está de acordo com o texto da UNESCO: a prática concreta não é mera reprodução, envolve adaptação e criação;

    Destaca o diálogo entre teoria e prática;

    Reforça que cada situação pedagógica é única;

    O professor é fundamental na concepção (concepção do currículo) mesmo atuando na implementação.

    A diferença entre a alternativa A e a E é uma questão de ênfase:

    A alternativa A coloca mais ênfase na elaboração como ponto central;

    A alternativa E enfatiza implementação adaptativa como ponto de partida, alinhando-se ao texto da UNESCO, que fala do currículo sendo implementado e adaptado pelo professor.

    Portanto, o gabarito oficial indica E porque reflete melhor a prática real do professor como implementador e adaptador do currículo, mantendo autonomia e participação na concepção.