Vamos revisar cuidadosamente, porque há uma sutileza na redação das alternativas que pode explicar por que o gabarito oficial indica E.
O texto da UNESCO enfatiza:
O professor implementa o currículo, mas com autonomia para adaptá-lo, personalizá-lo e criar novas oportunidades de aprendizagem;
O saber profissional envolve diálogo entre teoria e prática;
Cada situação pedagógica é única, exigindo análise e mediação do currículo;
O professor é agente fundamental na concepção do currículo, mas o foco é no processo de implementação e adaptação na prática concreta.
Analisando a alternativa E:
"É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo."
Começa dizendo que o professor implementa, mas também elabora, o que está de acordo com o texto da UNESCO: a prática concreta não é mera reprodução, envolve adaptação e criação;
Destaca o diálogo entre teoria e prática;
Reforça que cada situação pedagógica é única;
O professor é fundamental na concepção (concepção do currículo) mesmo atuando na implementação.
A diferença entre a alternativa A e a E é uma questão de ênfase:
A alternativa A coloca mais ênfase na elaboração como ponto central;
A alternativa E enfatiza implementação adaptativa como ponto de partida, alinhando-se ao texto da UNESCO, que fala do currículo sendo implementado e adaptado pelo professor.
Portanto, o gabarito oficial indica E porque reflete melhor a prática real do professor como implementador e adaptador do currículo, mantendo autonomia e participação na concepção.