Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Currículo (Teoria e Prática) | 220500

#220500
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Currículo (Teoria e Prática)
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Segundo Tomaz Tadeu da Silva (2010), talvez seja mais importante e interessante saber quais questões uma teoria do currículo ou discurso curricular procura responder, do que buscar uma definição propriamente dita de currículo.
Analise as afirmativas abaixo, à luz das discussões propostas pelo autor.

1. O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.
2. A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.
3. O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.
4. As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão “seguir” aquele currículo.
5. As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 10:04

    Vamos analisar cada afirmativa à luz de Tomaz Tadeu da Silva (2010), que enfatiza que o currículo não é neutro e sempre envolve escolhas, valores e interesses:


    1. “O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.”

    Incorreta – Silva critica exatamente a ideia de neutralidade das teorias do currículo; elas não são neutras.


    2. “A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.”

    Correta – A definição do que deve ser ensinado é realmente uma questão central do currículo.


    3. “O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.”

    Correta – O currículo implica seleção de saberes, segundo Silva.


    4. “As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

    Correta – O currículo também molda valores, atitudes e sujeitos, não apenas conteúdos.


    5. “As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.”

    Incorreta – Silva afirma que as teorias não são isentas, mas situadas em contextos sociais, políticos e ideológicos.


    Conclusão:

    As afirmativas corretas são: 2, 3 e 4

    📌 Resposta correta: c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.