Vamos analisar cada afirmativa à luz de Tomaz Tadeu da Silva (2010), que enfatiza que o currículo não é neutro e sempre envolve escolhas, valores e interesses:
1. “O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.”
❌ Incorreta – Silva critica exatamente a ideia de neutralidade das teorias do currículo; elas não são neutras.
2. “A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.”
✔ Correta – A definição do que deve ser ensinado é realmente uma questão central do currículo.
3. “O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.”
✔ Correta – O currículo implica seleção de saberes, segundo Silva.
4. “As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”
✔ Correta – O currículo também molda valores, atitudes e sujeitos, não apenas conteúdos.
5. “As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.”
❌ Incorreta – Silva afirma que as teorias não são isentas, mas situadas em contextos sociais, políticos e ideológicos.
Conclusão:
As afirmativas corretas são: 2, 3 e 4
📌 Resposta correta: c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.