Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Ações Coletivas na Defesa do Consumidor | 271124

#271124
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ações Coletivas na Defesa do Consumidor
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Dias atrás, Elisa, portadora de doença grave e sob risco imediato de morte, foi levada para atendimento na emergência do hospital X, onde necessitou realizar exame de imagem e fazer uso de medicamentos. Ocorre que o seu plano de saúde, contratado dois meses antes, negou a cobertura de alguns desses fármacos e do exame de imagem, pelo fato de o plano de Elisa ainda estar no período de carência, obrigando a consumidora a custear parcela dos medicamentos e o valor integral do exame de imagem.

Nesse caso, à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei nº 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 12/06/2025 às 13:58

    A alternativa correta é:

    d) O plano de saúde deve cobrir integralmente o atendimento de Elisa, por se tratar de situação de emergência e por, pelo tempo de contratação do plano, não poder haver carência para esse tipo de atendimento, ainda que lícitas as cláusulas que limitem o direito da consumidora.

    Explicação: A Lei nº 9.656/98, que regula os planos de saúde, determina que não pode haver carência para atendimentos de urgência e emergência (art. 12, inciso I, alínea “d”).

    Mesmo que haja cláusulas contratuais que prevejam carência para certos procedimentos ou medicamentos, essas não se aplicam em casos de urgência ou emergência, sob pena de violar o direito do consumidor.

    O Código de Defesa do Consumidor (CDC) reforça a proteção ao consumidor em situações de vulnerabilidade, como a emergência médica, e combate cláusulas abusivas que limitem direitos em situações extremas.

    Portanto, o plano deve cobrir integralmente os exames e medicamentos necessários à emergência, independentemente do período de carência.