(1,0) 1 -
Leia o trecho abaixo. Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".Extraído de https://agencia.fiocruz.br/est...'ancia-ativade-doencas-infecciosasA respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.
Vamos analisar cada alternativa:
a) O Aedes aegypti realmente é vetor de dengue e febre amarela, mas não de filariose. Então esta opção está incorreta.
b) A leishmaniose é causada pelo protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelo inseto vetor popularmente chamado mosquito-palha (flebotomíneo). Correto. ✅
c) Malária não é transmitida por Ancylostoma duodenale (que causa ancilostomíase); malária é transmitida pelo mosquito Anopheles com o protozoário Plasmodium. Incorreto.
d) Doença de Chagas é causada por Trypanosoma cruzi, transmitida pelo barbeiro. Também correta em parte, mas a questão pedia a que está corretamente associada à transmissão de doenças infecciosas mencionadas no texto — a alternativa b) é mais precisa para a leishmaniose.
e) Toxoplasmose é adquirida principalmente pela ingestão de cistos em alimentos contaminados ou carne malcozida; a urina de gatos contém oocistos, não cistos, mas é menos comum a via direta. Incorreto.
Recuperar senha