Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Código Florestal – Lei Nº 12.651 de 2012 | 270965

#270965
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Código Florestal – Lei Nº 12.651 de 2012
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

No curso de obra pública, a Administração Pública causa dano em local compreendido por área de preservação permanente. Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica de quem é a responsabilidade ambiental.

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 14:38

    Vamos analisar o tema da responsabilidade ambiental da Administração Pública em caso de dano em área de preservação permanente (APP):

    Fundamentos legais e princípios: A responsabilidade ambiental é regida principalmente pela Lei nº 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente) e pela Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

    A responsabilidade ambiental é objetiva (independe de dolo ou culpa), conforme o princípio do "poluidor-pagador" e o art. 14 da Lei nº 6.938/81.

    A Administração Pública, quando causa dano ambiental, responde objetivamente pelos prejuízos causados ao meio ambiente, sem necessidade de comprovação de dolo ou culpa.

    Essa responsabilidade é autônoma e independe das sanções administrativas e penais cabíveis ao agente público.

    Análise das alternativas: a) "Responsabilidade apenas em caso de dolo ou culpa grave."

    Incorreto. A responsabilidade ambiental é objetiva, independe de dolo ou culpa.

    b) "Administração responderá objetivamente pelos danos, independentemente das responsabilidades administrativa e penal."

    Correto. Reflete o entendimento jurídico consolidado.

    c) "Administração não tem responsabilidade; recai sobre o agente público."

    Incorreto. A responsabilidade da Administração é objetiva e não exclui a responsabilidade pessoal do agente.

    d) "Responsabilidade subjetiva solidária de todos os que contribuíram."

    Incorreto no que tange à Administração Pública; a responsabilidade ambiental é objetiva, e o agente pode responder administrativamente e penalmente.

    Resposta correta: b) Em se tratando de área de preservação permanente, a Administração Pública responderá de forma objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.