Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico-Financeiro | 270957

#270957
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico-Financeiro
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Após a contratação, sob o regime de empreitada por preço unitário, da sociedade empresária Faz de Tudo Ltda. para a construção do novo edifício-sede de uma agência reguladora, a Administração verifica que os quantitativos constantes da planilha orçamentária da licitação – e replicados pela contratada – são insuficientes para executar o empreendimento tal como projetado. Por isso, será necessário aumentar as quantidades de alguns serviços. Em termos financeiros, o acréscimo será de 20% – que corresponde a R$ 2.000.000,00 – em relação ao valor inicial atualizado do contrato.

Com base na situação narrada, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 14:48

    A alternativa correta é:

    b) Por se tratar de cláusula exorbitante, mesmo que a sociedade empresária Faz de Tudo Ltda. não concorde com o acréscimo, a alteração poderá ser determinada unilateralmente pela Administração.

    ✅ Explicação: Nos contratos administrativos regidos pela Lei nº 8.666/1993, a Administração possui cláusulas exorbitantes, ou seja, prerrogativas que não existem nos contratos entre particulares, como o poder de alterar unilateralmente o contrato em determinadas hipóteses.

    Uma dessas hipóteses está no:

    Art. 65, §1º, da Lei nº 8.666/1993:

    "O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou diminuições quantitativas do seu objeto, até o limite de 25% do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou equipamento, até o limite de 50% para os seus acréscimos."

    Assim, como o acréscimo foi de 20%, está dentro do limite legal de 25%, podendo a Administração determinar unilateralmente essa alteração.

    ❌ Por que as demais estão erradas? a) "O acréscimo de serviços poderá ser combinado apenas verbalmente..." → Errada. A Lei exige que toda modificação contratual seja formalizada por termo aditivo, nunca verbalmente (Art. 65, §8º da Lei 8.666/93).

    c) "O contratado só está obrigado a aceitar os acréscimos de até 15%" → Errada. O limite legal é de 25%, e não 15%.

    d) "A Administração deve anular o contrato por deficiência do projeto básico..." → Errada. A deficiência no projeto não obriga a anulação do contrato. É possível ajustar os quantitativos e manter a execução, como no caso descrito.