Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Cláusulas Especiais de Compra e Venda | 270955

#270955
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Cláusulas Especiais de Compra e Venda
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Caio, locador, celebrou com Marcos, locatário, contrato de locação predial urbana pelo período de 30 meses, sendo o instrumento averbado junto à matrícula do imóvel no RGI. Contudo, após seis meses do início da vigência do contrato, Caio resolveu se mudar para Portugal e colocou o bem à venda, anunciando-o no jornal pelo valor de R$ 500.000,00.

Marcos tomou conhecimento do fato pelo anúncio e entrou em contato por telefone com Caio, afirmando estar interessado na aquisição do bem e que estaria disposto a pagar o preço anunciado. Caio, porém, disse que a venda do bem imóvel já tinha sido realizada pelo mesmo preço a Alexandre. Além disso, o adquirente do bem, Alexandre, iria denunciar o contrato de locação e Marcos teria que desocupar o imóvel em 90 dias.

Acerca dos fatos narrados, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 14:50

    A alternativa correta é:

    a) Marcos, tendo sido preterido na alienação do bem, poderá depositar o preço pago e as demais despesas do ato e haver para si a propriedade do imóvel.

    ✅ Explicação: Conforme o art. 27 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), o locatário tem direito de preferência para adquirir o imóvel locado em igualdade de condições com terceiros, mesmo em contrato de prazo determinado, desde que o contrato esteja averbado na matrícula do imóvel no Registro Geral de Imóveis (RGI) — o que é justamente o caso do enunciado.

    ➡️ O art. 33 da mesma lei dispõe que, se o locatário não for notificado da venda e for preterido, ele poderá, em 6 meses a contar do registro da venda, exercer o direito de haver para si o imóvel, depositando o preço e as despesas envolvidas.

    Portanto, Marcos tem o direito de consignar judicialmente o valor e obter a propriedade do bem, mesmo após a venda a Alexandre, por ter sido preterido no exercício do seu direito legal.

    ❌ Análise das demais alternativas: b) Errada. O direito de preferência existe independentemente de o contrato ser por prazo determinado ou indeterminado, desde que esteja averbado na matrícula do imóvel.

    c) Errada. O direito de preferência é exercido em igualdade de condições (preço, forma de pagamento etc.), não exige oferta superior à feita por terceiro.

    d) Errada. O locatário preterido não pode reclamar perdas e danos do comprador, mas pode haver para si o imóvel (ação de preempção). Além disso, o novo proprietário pode denunciar a locação, desde que respeitado o prazo legal (90 dias), se não tiver havido cláusula de vigência com averbação.