Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Cláusulas Abusivas | 270947

#270947
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Cláusulas Abusivas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Martins celebrou negócio jurídico com a empresa Zoop Z para o fornecimento de dez volumes de determinada mercadoria para entretenimento infantil. No contrato restava estabelecido que Martins vistoriara toda mercadoria antes da aquisição e que o consumidor retiraria os produtos no depósito da empresa. Considerando tal situação fictícia, assinale a alternativa correta à luz do disposto na Lei nº. 8.078/90, de acordo com cada hipótese abaixo apresentada:

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 14:57

    A alternativa correta é:

    b) É nula de pleno direito a cláusula contratual que exonere a contratada de qualquer obrigação de indenizar por vício do produto em razão de ter sido a mercadoria vistoriada previamente pelo consumidor.

    Explicação: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei nº 8.078/90), cláusulas que exoneram o fornecedor de responsabilidade por vícios do produto são consideradas abusivas e, portanto, nulas de pleno direito (art. 51, IV do CDC).

    O fato de o consumidor ter vistoriado a mercadoria não exime o fornecedor da responsabilidade por vícios ocultos ou por vícios que comprometam a qualidade ou segurança do produto.

    A garantia legal do produto é um direito do consumidor, não sendo possível sua exclusão por cláusula contratual.

    Outras alternativas apresentam conceitos incorretos, pois:

    a) Não é lícito ao fornecedor eximir-se de responsabilidade por vício do produto, ainda que o consumidor tenha vistoriado.

    c) Não é permitida a transferência total da responsabilidade para o fabricante, nem exclusão do direito de reembolso do consumidor.

    d) A imposição compulsória da arbitragem e a exigência unilateral de custas contrariam o CDC e os princípios da proteção ao consumidor.