Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Cláusulas Abusivas | 270946

#270946
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Cláusulas Abusivas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Dias atrás, Elisa, portadora de doença grave e sob risco imediato de morte, foi levada para atendimento na emergência do hospital X, onde necessitou realizar exame de imagem e fazer uso de medicamentos. Ocorre que o seu plano de saúde, contratado dois meses antes, negou a cobertura de alguns desses fármacos e do exame de imagem, pelo fato de o plano de Elisa ainda estar no período de carência, obrigando a consumidora a custear parcela dos medicamentos e o valor integral do exame de imagem.

Nesse caso, à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei nº 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, assinale a afirmativa correta.

Comentários da questão

  • - 18/06/2025 às 14:58

    A alternativa correta é:

    d) O plano de saúde deve cobrir integralmente o atendimento de Elisa, por se tratar de situação de emergência e por, pelo tempo de contratação do plano, não poder haver carência para esse tipo de atendimento, ainda que lícitas as cláusulas que limitem o direito da consumidora.

    Explicação: A Lei nº 9.656/98, que regula os planos de saúde, prevê que em casos de urgência e emergência não podem ser impostas carências para a cobertura dos procedimentos necessários (art. 12, inciso V, § 1º).

    O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também protege o consumidor em situações de vulnerabilidade e assegura a cobertura em casos emergenciais.

    Portanto, o plano de saúde deve garantir a cobertura dos exames e medicamentos necessários para atendimento emergencial, independentemente do período de carência.

    A recusa na cobertura, especialmente em situação de risco imediato à vida, configura prática abusiva.