Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Briófitas e Pteridófitas | 45026

#45026
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Briófitas e Pteridófitas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

As briófitas são plantas avasculares, pequenas e que geralmente vivem em ambientes úmidos e sombreados, como os musgos. Ao contrário das briófitas, as plantas vasculares possuem vasos formados por células especializadas em conduzir substâncias e são divididas em três grupos: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. No caso das pteridófitas, as sementes são ausentes, enquanto que as gimnospermas e angiospermas possuem sementes. Considere as sentenças a seguir:

I. As coníferas são gimnospermas adaptadas ao frio e altitudes elevadas. Elas estão entre os maiores organismos do planeta. 
II. O fruto, presente nas gimnospermas, resulta do desenvolvimento do ovário e, geralmente, é constituído de duas partes principais: pericarpo e semente. 
III. Os tecidos condutores presentes nas plantas vasculares são o xilema, que transporta água e sais minerais das raízes até as folhas, e o floema, que transporta açúcares e compostos orgânicos das folhas para o restante da planta.
IV. O corpo das briófitas se diferencia emraiz, caule e folha, diferente das pteridófitas, em que o corpo forma uma unidade chamada de talo.

Comentários da questão

  • - 14/11/2025 às 10:00

    Vamos analisar cada sentença cuidadosamente:

    I. “As coníferas são gimnospermas adaptadas ao frio e altitudes elevadas. Elas estão entre os maiores organismos do planeta.” ✅ Correta. Coníferas (como sequóias e pinheiros) são realmente gimnospermas, muitas adaptadas ao frio e altas altitudes, e algumas são entre os maiores organismos do planeta.

    II. “O fruto, presente nas gimnospermas, resulta do desenvolvimento do ovário e, geralmente, é constituído de duas partes principais: pericarpo e semente.” ❌ Incorreta. Gimnospermas não possuem frutos; o fruto é exclusivo das angiospermas.

    III. “Os tecidos condutores presentes nas plantas vasculares são o xilema, que transporta água e sais minerais das raízes até as folhas, e o floema, que transporta açúcares e compostos orgânicos das folhas para o restante da planta.” ✅ Correta. Esta é a definição clássica dos tecidos vasculares.

    IV. “O corpo das briófitas se diferencia em raiz, caule e folha, diferente das pteridófitas, em que o corpo forma uma unidade chamada de talo.” ❌ Incorreta. O corpo das briófitas não possui raízes verdadeiras (possuem rizoides), caule e folha simples, mas o corpo das pteridófitas é diferenciado em raiz, caule e folhas verdadeiras (com tecidos vasculares), não formando um talo simples.


    Resposta correta: e) I e III, apenas.