(1,0) 1 -
Em outubro de 2007, a Polícia Federal realizou a operação Ouro Branco, em Minas Gerais, que culminou com a prisão de pessoas acusadas de adulteração no leite produzido por cooperativas das cidades de Uberaba e Passos. Os lotes apreendidos foram considerados impróprios ao consumo humano. Vários presos confessaram que misturavam soda cáustica, ácido cítrico, peróxido de hidrogênio, citrato de sódio, além de água, sal e açúcar ao leite a ser comercializado como do tipo longa vida.Internet: <http://noticias.pgr.mpf.gov.br> (com adaptações).Tendo como referência o texto acima, julgue o item que se segue acerca de química, tecnologia e bromatologia do leite animal.Algumas substâncias químicas são utilizadas, de forma fraudulenta, para mascarar as más condições higiênico- sanitárias do leite.
✅ Certo.
De fato, algumas substâncias químicas — como soda cáustica (hidróxido de sódio), peróxido de hidrogênio (água oxigenada), ácido cítrico e citrato de sódio — são utilizadas de forma fraudulenta para mascarar más condições higiênico-sanitárias do leite.
Esses produtos são usados para neutralizar a acidez ou impedir a coagulação do leite deteriorado, aparentando qualidade adequada, mas sem realmente corrigir a contaminação microbiana.
👉 Assim, o item está correto.
Recuperar senha