Processando...

Tudo sobre o Exame da Ordem - OAB

Tudo sobre o Exame da Ordem - OAB

OAB – O estudante de direito passa o período em que cursa a sua graduação pensando no momento em que terá que realizar a prova da ordem. Mesmo aqueles que almejam uma carreira em áreas que não necessariamente exigem a prática da advocacia veem a aprovação no exame como uma confirmação do sucesso dos seus estudos.

Se você está terminando o curso e está se preparando para a primeira fase da OAB, talvez tenha muitas dúvidas sobre a prova e elas podem aumentar muito sua ansiedade e preocupação. Mas, neste artigo, você encontrará muitas dicas e informações úteis que te ajudarão a se preparar melhor para enfrentar esse importante desafio.

Aprender tudo sobre o Exame de Ordem é o primeiro passo para a sua aprovação. Afinal, só conseguimos êxito quando estudamos o caminho, certo? Da inscrição para as provas até a obtenção da carteira, é um longo percurso. Confira a seguir tudo sobre o Exame de Ordem!

ÍNDICE

OAB: O que é o Exame da Ordem - OAB?
OAB: Sobre a Exame da Ordem - OAB
OAB: Quais são as principais etapas até a realização da prova OAB?

Tudo sobre o Exame da Ordem - OAB / Símbolo da OAB

OAB: O que é o Exame da Ordem?

O Exame da Ordem, ou exame da OAB, é a avaliação pela qual passam os bacharéis em direito para confirmarem a aptidão para o exercício da advocacia. A exigibilidade do exame para a prática profissional já foi questionada por diversas vezes e confirmada em todas as instâncias. Assim, não é permitido exercer a advocacia sem a aprovação nele.

Embora a Constituição Federal defenda a livre iniciativa, isso não invalida a exigência de certos requisitos, inclusive a aprovação prévia pelas entidades de classe. Inclusive, diversas carreiras exigem esse tipo de aprovação prévia para conferir o título profissional, de forma que o graduado em direito não será advogado antes de ser aprovado no exame da OAB.

A Prova do Exame da ordem - OAB é conhecida por ser muito robusta no que diz respeito à quantidade de conteúdos cobrados e é dividida em 2 etapas, que são de caráter objetivo e dissertativo, respectivamente. Levando tudo isso em consideração, uma recomendação para todos que vão prestar o exame é utilizar o tempo adicional para se dedicar à resolução de questões e simulados, as principais maneiras de se preparar bem para a prova OAB 1°fase.

OAB: Sobre a OAB

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil foi criada com intuito de registrar e fiscalizar a profissão da advocacia, há décadas vem desempenhando seu papel com muita responsabilidade e clareza, esta instituição atua de forma eficaz mostrando a todos a importância da boa preparação e acompanhamento na carreira do advogado, pois este profissional tem um papel fundamental na sociedade.

Além do papel destacado acima se discute qual é a função exercida pela OAB perante a sociedade, qual papel ela desenvolve com a população. Na verdade a Ordem dos Advogados do Brasil mesmo atuando diretamente com a advocacia, seu foco é a sociedade, já que, quando exerce seus preceitos de acompanhamento e fiscalização dos advogados e defesa da Constituição ela desenvolve um importante papel social.

Para que exista na sociedade dignidade e direitos é preciso também que instituições atuem na defesa dos mesmos. Este é o verdadeiro papel da Instituição Ordem dos Advogados do Brasil, que luta incansavelmente para a comunidade, usando as armas de sabedoria e do conhecimento para que a Justiça seja totalmente eficaz, de modo que cumpre sua função social.

OAB: Quais são as principais etapas até a realização da prova OAB?

Agora que você já entendeu o que é o exame e qual a sua importância, é hora de compreender como ele funciona. Visto que as etapas descritas a seguir são fundamentais para conseguir realizar a prova, é muito importante ter bastante atenção e completar corretamente todas elas. Então, fique atento!

Por que fazer o exame – OAB?
Algumas pessoas já têm alguma ocupação que impede o exercício da advocacia, como os policiais, e outras não veem a possibilidade de exercerem a advocacia no futuro. Mas a aprovação no exame é uma vantagem da qual um bacharel em direito não deve abrir mão, mesmo que não pense em advogar de imediato.

Para aqueles que planejam trabalhar na área, existem basicamente dois grandes motivos para fazer a prova. Confira cada um deles.

Simulado para OAB

Aqui você encontrará milhares de simulados para o Exame OAB, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ

Questões para Exame OAB

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Exame OAB, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ

Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o Exame OAB e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ

Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.