Processando...

Saiba quando pode sair o edital Concurso PF agente administrativo

Saiba quando pode sair o edital Concurso PF agente administrativo

O Concurso PF de agente administrativo é um dos mais aguardados. Mas, qual a previsão para a publicação do edital?

Com o tempo passado desde a realização do pedido e a demora na autorização, muitos candidatos se perguntam: quando pode sair o edital do Concurso PF agente administrativo? Mesmo com cronograma previsto, essa resposta ainda é uma incógnita.

Isso mesmo, junto com o pedido de Concurso PF enviado à Economia, a Polícia Federal enviou uma proposta de cronograma. Mas, a previsão de edital ali contida não deve ser cumprida.

Afinal, o primeiro evento do possível cronograma, que era a autorização em julho, não foi realizado. Com isso, todas as demais datas possivelmente também vão atrasar.

E perto da data prevista para publicar o edital, o concurso não só está sem autorização como também ainda não tem banca definida. Mas, a pergunta segue: quando será publicado então o edital do concurso?

Saiba quando pode sair o edital Concurso PF agente administrativo - Agentes


Edital da PF pode sair ainda este ano?

A resposta é sim! Para um edital ser divulgado, basta o concurso ser autorizado e o órgão cumprir todas as etapas previstas que antecedem à publicação. E isso ainda é possível acontecer este ano.

Mas, se a Polícia Federal quer mesmo urgência, vai ter que correr. Caso a autorização saia nos próximos meses ou semanas, os demais preparativos teriam que ser feitos de forma ágil.

Esses preparativos englobam: formar comissão, escolher banca, assinar contrato, definir cronograma e elaborar edital.

Saiba quando pode sair o edital Concurso PF agente administrativo - Logo


O que falta para sair o edital?

O principal: a autorização do Ministério da Economia. A luta da PF e sindicatos por esse aval é antiga, e ela cresceu nos últimos anos. A expectativa de uma autorização é grande, mas, por enquanto, não passou de promessas.

E qual o prazo para esse aval ser publicado? Não tem! A qualquer momento a portaria pode ser publicada no Diário Oficial da União.


Qual o prazo máximo ser publicado?

O prazo máximo de todo edital autorizado pelo Governo Federal é de seis meses. Este período sempre virá no decreto de autorização, como prazo legal, contado a partir da publicação do ato no Diário Oficial.

Mas, embora este seja um prazo máximo, dificilmente os órgão esperam completar esse período e sempre divulgam antes. Afinal, não há um prazo mínimo.

Exemplo é o Concurso PF 2021 da área policial. Ele foi autorizado oficialmente em dezembro de 2020 e o edital foi publicado em janeiro de 2021.

Saiba quando pode sair o edital Concurso PF agente administrativo - Agente


Concurso PF de nível médio pode ter provas este ano?

A resposta é sim. Porém, com o prazo apertado, esta hipótese torna-se cada vez menos provável. Quer saber o por quê?

O motivo é simples. O prazo legal que um órgão federal tem para realizar as provas é de quatro meses após o edital. Esse período ainda pode ser encurtado, se houver aval do Ministério da Economia.

É muito provável que a PF consiga esse aval. Mas, para realizar provas este ano, no máximo em dezembro, seria preciso que o edital fosse divulgado até os primeiros dias de outubro.

Como o Concurso PF de nível médio ainda não tem autorização publicada, nem banca definida, as chances de provas somente em 2022 aumentam a cada dia.


Há chances de nomeações em 2021?

Impossível! Por mais rápida que a PF fosse, acreditar em nomeações de servidores da área administrativa é sonhar de forma muito abstrata.

Por mais que o concurso para cargos da área de apoio tenha poucas etapas, diferentemente dos policiais, o tempo é curto para cumprir todas as etapas.

Isso porque existem eventos obrigatórios, como: realização das provas, publicação de gabaritos, prazos para recursos, e outros.