Processando...

PF Concurso

PF Concurso

Saiba quando foi o último concurso da PF!

A Polícia Federal (PF) do Brasil é a instituição responsável pela manutenção do estado democrático de direito, exercendo atividades da polícia judiciária e administrativa. A segurança da população, combate ao tráfico e corrupção são algumas das ações de responsabilidade da PF. A carreira na Polícia Federal é dividida em diferentes cargos, incluindo o de Agente, um dos mais concorridos, juntamente com o Delegado da PF.

A Polícia Federal brasileira é a polícia dentro do território que preocupa-se com questões relativas ao interesse público federal – seja nos pontos relativos à repressão criminal, à investigação de crimes contra a União e ao tráfego de pessoas e produtos que entram e saem do território brasileiro diariamente.

Veja um pouco mais sobre PF Concurso:

  • Quando foi o último concurso da PF?
  • Vai ter Concurso PF 2020?
  • Quem pode fazer o concurso da PF?
  • Qual a idade máxima para fazer o concurso da Polícia Federal?

    PF Concurso

Quando foi o último concurso da PF?

O último concurso PF Agente Administrativo só ocorreu em 2013 e foi organizado pela Cebraspe. Nesta matéria, você saberá, em detalhes, como foi o último edital PF Agente Administrativo e qual situação atual de uma nova seleção para o cargo.

Vai ter Concurso PF 2020?

A Polícia Federal confirmou que solicitou ao Ministério da Economia o aval orçamentário para realização de um novo concurso público em 2020 com 3.460 vagas. O pedido foi enviado no dia 30 de maio de 2019.

Do quantitativo de vagas solicitadas, 3.103 vagas serão destinadas a diversas áreas ainda não especificadas e outras 357 são para postos da área administrativa. O preenchimento de cargos seria para o período compreendido entre 2020 e 2022. Na área administrativa, 234 serão para candidatos de ensino médio e 123 para nível superior com remunerações iniciais que variam de R$ 4.746,16 a R$ 7.847,95.

Quem pode fazer o concurso da PF?

O ingresso na Polícia Federal acontece através do concurso público da PF. Para concorrer ao cargo de Agente da PF é necessário cumprir os seguintes requisitos.

- Diploma de conclusão do ensino superior devidamente registrado em instituição reconhecida pelo MEC

- Carteira nacional de habilitação da categoria B, no mínimo.

- Nacionalidade brasileira ou portuguesa

- Idade mínima de 18 anos

- Aptidão física e mental

- Estar em dia com as obrigações eleitorais

- Boa conduta social

Veja também: Qual faculdade fazer para ser policial?

Após conseguir a pontuação exigida nas provas objetiva e discursiva, o candidato passa por outras fases concurso da PF:

- Teste de aptidão física

- Avaliação médica

- Avaliação psicológica

- Investigação social

Qual a idade máxima para fazer o concurso da Polícia Federal?

Diferente da Polícia Militar, não há idade máxima para o concurso da Polícia Federal. Contudo, de acordo com o último edital, publicado em junho de 2018, há sim um requisito relacionado à idade, conforme o trecho a seguir: é necessário “ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional”.

Além disso, é preciso respeitar a idade limite da aposentadoria compulsória de um policial, que de acordo com a legislação brasileira, é de 65 anos.

A Polícia Federal do Brasil foi criada – com outro nome, mas função semelhante – durante o governo de Getúlio Vargas, no chamado Estado Novo. Ao longo de seu desenvolvimento histórico, a Polícia Federal está diretamente ligados aos interesses do estado, o que gera um misto de muito respeito e ressentimentos, de acordo com o período histórico de sua atuação.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z