Processando...

Novo concurso TJDFT terá oferta para técnicos 219 cargos vagos

Novo concurso TJDFT terá oferta para técnicos 219 cargos vagos

A carreira de técnico judiciário, de nível médio, será contemplada no próximo concurso para o TJDFT.

A realização de um novo concurso para o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) já está autorizada. O Conselho de Magistratura do órgão aprovou, no dia 17 de agosto, o ingresso de novos servidores para área de apoio.

A oferta incluirá a carreira de técnico judiciário, que exige o ensino médio completo para inscrição. De acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência, o TJDFT dispõe de 219 cargos em aberto para essa função.

Dessa forma, a expectativa é que os aprovados no próximo concurso consigam suprir esse déficit. O número de vagas imediatas do edital ainda está em estudo pelo tribunal, como informado pela Assessoria de Imprensa do órgão.

No entanto, pelo quantitativo de cargos vagos já é possível ter uma dimensão de quantas nomeações podem ocorrer durante o prazo de validade do concurso. A remuneração inicial dos técnicos é de R$3.163,07, além de benefícios e gratificações.

A carreira de técnico judiciário dispõe de vagas para área administrativa e para outras especialidades, como Tecnologia da Informação (TI). O tribunal faz um levantamento para definir quais áreas serão contempladas no novo edital.

O concurso TJDFT também terá oportunidades para analista judiciário. Essa carreira tem como pré-requisito a conclusão do ensino superior. O tribunal dispõe de 186 cargos vagos que poderão ser preenchidos por aprovados.

Os salários iniciais para analistas são de R$5.189,71, além dos benefícios e gratificações. Os dados são de abril de 2021 e estão disponíveis pelo Portal da Transparência do órgão.

Para o ano de 2022, 250 vagas poderão ser preenchidas pelo concurso TJDFT. Esse é o número previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, apresentado pelo Governo Federal. O texto ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.

Novo concurso TJDFT terá oferta para técnicos 219 cargos vagos - TJDFT


Concurso TJDFT: edital pode ser publicado em 2021

De acordo com o informado pelos desembargadores do Conselho do TJDFT, a intenção é que o edital seja publicado ainda em 2021. Contudo, oficialmente, o órgão informou que “não há data prevista para publicação do edital”.

O presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, revelou que os esforços são para que concurso ocorra este ano. Entretanto, caso não seja possível, o edital pode ficar para o início de 2022.

“A nossa ideia é viabilizar o concurso no segundo semestre, mas nós estamos estudando. Há, inclusive, conversas aqui para tentarmos fazer concurso para magistrados também, porque tivemos perdas por conta da Covid-19 e aposentadorias, mas esse é um estudo paralelo. Para técnicos, o nosso propósito é dentro do segundo semestre dar os primeiros passos para concretizar, senão esse ano, pelo menos no início do ano que vem”, disse o presidente.

Em julho, o presidente disse que a minuta do edital seria elaborada. Romeu Gonzaga Neiva reconheceu o grande déficit de servidores e afirmou que outros órgãos não estão mais cedendo aprovados em seus respectivos concursos.

“Temos inúmeras aposentadorias e os tribunais que têm concursos abertos não querem ceder servidores para nós e estamos ficando em situação difícil. Então hoje nós vamos trabalhar para que, a partir da semana que vem, preparemos a minuta de um edital. O problema de falta de servidor está na raiz de tudo. Vamos tentar resolver”, disse Neiva.

A minuta do edital traz dados sobre cargos, vagas, lotações, requisitos e estrutura de provas. Ela é um dos principais passos para abertura do concurso.

Com o avanço nos trâmites do novo concurso, os interessados em ingressar no TJDFT devem intensificar a preparação para as provas.

Novo concurso TJDFT terá oferta para técnicos 219 cargos vagos - Prédio


Último concurso TJDFT para efetivos ocorreu em 2015

Em 2015, foi realizado o último concurso TJDFT para efetivos, com organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Os candidatos passaram por provas objetivas, compostas por 120 itens entre Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (70).

A avaliação de Conhecimentos Básicos foi composta pelas seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa;

Noções de Informática;

Ética no Serviço Público;

Atualidades.

As disciplinas de Conhecimentos Específicos foram variáveis por cargo. Por exemplo, para técnico judiciário da área administrativa, que requer apenas o nível médio, os conteúdos cobrados foram: Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Civil.

Assim como Noções de Direito Processual Civil; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Regimento interno do TJDFT; Provimento geral da Corregedoria aplicado aos juízes e ofícios judiciais.