Processando...

Entenda mais sobre o Enem!

Entenda mais sobre o Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele – o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas – passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Com o passar dos anos algumas mudanças aconteceram na aplicação do exame e, atualmente, é a prova mais importante e aguardada pelos estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

ÍNDICE

• O que é o Enem?
• Quais as datas do Enem 2022?
• Quantas questões terá o Enem 2022?

Entenda mais sobre o Enem! / Logo Enem

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é hoje a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro. Em muitos casos, o Enem substitui o Vestibular.

Antes de abordarmos tudo sobre o Enem 2022, vamos entender por que foi criado esse exame. O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do Ensino Médio. A partir de 2009, o Enem passou a ser utilizado como forma de acesso à educação superior. Centenas de universidades já usam o resultado do Enem como critério de seleção, complementando ou até mesmo substituindo o vestibular.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas governamentais como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Enem é aceito até em algumas instituições de educação superior de Portugal.

A partir de 2020, o Enem passou a oferecer a possibilidade de o participante fazer o Enem Digital: as provas são aplicadas em computadores, em locais determinados pelo Inep. O formato impresso é mantido apenas na prova de redação.

Quais as datas do Enem 2022?

As provas do Enem 2022 ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro.

Estas são as principais datas do Enem 2022:
Inscrição: 10 a 21 de maio
Pedido de isenção de taxa: 4 a 15 de abril
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 26 a 28 de junho

Quantas questões terá o Enem 2022?

A prova do Enem 2022 será realizada em dois domingos – nos dias 13 e 20 de novembro.

No primeiro domingo, dia 13 de novembro de 2022, serão realizadas as provas do Enem de:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
– Redação.

Cada uma dessas duas provas do Enem contém 45 questões objetivas de múltipla escolha. O formato da redação é dissertativo argumentativo.

No segundo dia da prova Enem– no segundo domingo, dia 20 de novembro de 2022 – serão realizadas as provas de:
–Matemática;
–Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada uma dessas duas provas Enem contém 45 questões objetivas de múltipla escolha.

Ao todo, o Enem é constituído por 180 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo, o participante terá de responder a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e elaborar uma redação. No segundo domingo, terá de responder a 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Simulado para Enem

Aqui você encontrará milhares de simulados para o Enem, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ

Questões para Enem

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Enem, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ

Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o Enem e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ

Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.