Processando...

Dia do Advogado OAB

Dia do Advogado OAB

Dia do Advogado OAB: comemorar a luta!

O advogado é o profissional que realiza a representação e a defesa dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas em juízo. Por isso, a advocacia se tornou um encargo público, compondo um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário.

Segundo a Igreja Católica, o santo protetor dos advogados em todo o mundo é o Santo Ivo.

Para exercer a profissão de advogado no Brasil, é necessário possuir graduação completa como bacharel em Direito, e estar regularmente inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Veja um pouco mais sobre Dia do Advogado OAB:

  • Dia do Advogado frases
  • Dia do Advogado homenagem
  • Dia do Advogado no brasil
  • Dia do Advogado oab rj

    Dia do Advogado OAB

Dia do Advogado frases

Trouxemos algumas dicas e sugestões que buscam exaltar o valor, a importância e os desafios dessa profissão.

Confira as frases de Dia do Advogado para inspirar suas mensagens:

“Minha homenagem ao profissional que trabalha em defesa da Justiça e da Lei.”

“Que a Justiça esteja sempre em boas mãos.”

“Parabéns por mais um ano de trabalho com ética em busca da Justiça.”

“Que você possa continuar lutando com as armas da ética e da legalidade, em defesa dos direitos dos seus clientes.”

“Nesta data, todo apoio e respeito aos que trabalham por uma sociedade mais justa.”

“Congratulações a quem recebeu o chamado vocacional para ser peça fundamental na defesa dos direitos e defensor da democracia.”

“Desejo mais um ano de sucesso na defesa ética e íntegra dos seus clientes.”

“Sem o advogado, a democracia é imperfeita e a liberdade se extingue. Parabéns pela luta por alguns dos valores mais fundamentais da nossa sociedade!”

Dia do Advogado homenagem

O dia do advogado é comemorado no Brasil em duas datas distintas: 19 de maio e 11 de agosto.

Isso porque em 19 de maio é a data do padroeiro da profissão, Santo Ivo, que viveu 50 anos, de 1253 a 1303. O rapaz era de família humilde e aos 14 anos se interessou no curso de direito. Quando profissional, sua escolha foi trabalhar nas áreas de direito civil e canônico, defendendo os direitos das pessoas que não tinham meios de pagar por esses serviços.

Dia do Advogado no brasil

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827.

Dia do Advogado OAB RJ

Em 11 de agosto comemora-se o Dia do Advogado, data que remonta à instituição dos dois primeiros cursos de Direito no país, por Dom Pedro I, em 1827, e inicia a grande história da advocacia no país. Nossa profissão está profundamente conectada às tradições democráticas, uma caminhada que se deu graças à coragem e ao sacrifício de tantos colegas. Para celebrar os 188 anos da instituição dos cursos jurídicos no Brasil, realizaremos este mês diversas atividades que buscam debater o futuro e os desafios da profissão, além de analisar aspectos da República, aprimorar conhecimentos e celebrar conquistas.

Vale lembrar que a advocacia nunca esteve tão em evidência quanto nos últimos anos. As manifestações de 2013 mostraram o valor da classe na salvaguarda do Estado de Direito e na observância da legalidade para coibir excessos que atentam contra a própria democracia. Com a maior Conferência Nacional dos Advogados da história, em 2014, reafirmamos a força da categoria, reunindo 17 mil profissionais de todo o país no RioCentro. Em outras frentes, novas conquistas. A OAB/RJ participou da inclusão da categoria no Simples Nacional, criou a primeira escola de Inclusão Digital do país e batalhou a implantação de melhorias no processo eletrônico e em prol das prerrogativas.

Pleito antigo da Seccional, o novo CPC, aprovado este ano, será implantado em 2016, abrindo imensas oportunidades profissionais (além das almejadas férias da classe), mas requer reaprendizado. Para isto, criamos o curso online de CPC. A vitória mais recente: no papel de ‘amicus curiae’, a Ordem obteve junto ao TST, a mudança, agora pelo IPCA-E, da correção inflacionária dos créditos provenientes de ações trabalhistas (e não mais pela TR, visto a inconstitucionalidade de sua aplicação). Nos últimos anos, a rede de mais de 200 postos da OAB/RJ foi ampliada e modernizada, priorizando o papel social da advocacia do interior fluminense. Conquistas assim consolidam e valorizam nossa profissão. Ainda há muito mais a realizar, mas, ao olhar para trás, vem a certeza de que estamos no caminho certo.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z