Concurso PMERJ
Concurso PMERJ
Veja quais são os requisitos para ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro!
Os requisitos para ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro como Oficial PMERJ estão previstos no Edital do Concurso e na Lei Estadual nº 443/81, que trata sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro. Estão previstos também no Decreto Estadual nº 43.876/2012, que trata sobre o Regulamento dos Concursos Públicos do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro.
O que deve ser observado é que, segundo o determinado pelo art. 37, I da Constituição Federal de 1988, para ingressar no cargo público, seja ele civil ou militar, é necessário que os requisitos estejam previstos em Lei, não bastando a previsão em Edital ou Decreto.
Neste caso, o Edital do Concurso, apesar de ser “a lei do concurso”, assim como o Decreto do Poder Executivo Estadual, não são leis, e por isso não podem ser instrumentos utilizados para ser criados requisitos para ingressar no cargo público, exceto se seus termos estiverem dispostos em Leis Estaduais Formais, ou seja, leis criadas pelo órgão competente, que no caso, é a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.
Veja um pouco mais sobre Concurso PMERJ :
- Quando abre as inscrições para PMERJ 2020?
- Quando sai o edital da PMERJ 2020?
- Quem tem tatuagem pode fazer a prova da PMERJ?
- O que cai na prova da PMERJ 2020?
Quando abre as inscrições para PMERJ 2020?
A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai divulgar um novo edital de concurso público (Concurso PM RJ 2020) para o cargo de Soldado. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, confirmou a abertura de um novo edital em 2020. Em entrevista coletiva no dia 29 de novembro, o governador adiantou que o edital deve ser publicado no início do ano com 2 mil vagas para soldados.
O governador, no lançamento do programa ‘Barra Presente’, revelou que o novo edital já teve o aval do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio.
Quando sai o edital da PMERJ 2020?
Após um período suspenso, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o certame foi retomado. Agora, os candidatos podem fazer as inscrições entre os dias 04 de agosto de 2020 a 02 de setembro de 2020.
De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. A execução está sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).
Quem tem tatuagem pode fazer a prova da PMERJ?
É dito que dês de que fique coberta pela farda, não há problema algum. Mas tattoos que fazem apologia à violência, discriminação racial, crimes, uso de drogas, por exemplo, não são admitidos de forma alguma.
Para esclarecer melhor suas dúvidas leia com atenção o edital do concurso que vai prestar, é sempre aconselhável ler todo o edital para evitar frustrações, surpresas e estar preparado para tudo que lhe for exigido.
O que cai na prova da PMERJ 2020?
A Prova Objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha, e as disciplinas que versaram as provas foram:
Língua Portuguesa – 10 questões;
Sociologia – 05 questões;
Geografia – 05 questões;
História – 05 questões;
Legislação de Trânsito – 05 questões;
Informática – 05 questões;
Direitos Humanos – 05 questões.
O valor da prova foi 40 pontos, e para ser considerado aprovado, era necessário alcançar pontuação mínima de 50%.
Prova de Redação
A Prova de Redação teve valor de 10,00 pontos. O candidato tinha que realizar um texto devendo conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas.
Teste de Aptidão Física
Os candidatos passaram por exame físico, de caráter eliminatório, de acordo com o exercício das atividades física a que foram submetidos durante o Curso de Formação de Soldados e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. A classificação foi de apto ou inapto.
Os testes foram:
Masculino: Tração na barra fixa: 2 repetições
Abdominal tipo remador: 35 repetições
Corrida de 12 minutos por 2.200 metros.
Feminino: Flexão de braços e antebraços: 15 repetições
Abdominal tipo remador: 25 repetições
Corrida de 12 minutos por 1.800 metros.
Todas as provas do exame físico foram filmadas para controle exclusivo da administração, sendo fornecida somente em juízo.
Para ser policial militar é preciso ter muita força de vontade e dedicação, pois não se trata de um concurso qualquer onde o candidato se inscreve e faz o exame intelectual. Ao contrário dos concursos públicos da carreira civil, o Concurso PMERJ, assim como os demais concursos militares, possui uma série de etapas eliminatórias que tem por fim verificar se o candidato possui aptidões intelectual, física e mental, além da idoneidade moral.
É importante que o candidato, antes de se inscrever em qualquer Concurso PMERJ, verifique se preenche os requisitos básicos para assumir o cargo de policial militar, pois, no decorrer do certame, pode se deparar com limitação na idade, altura e peso, dentre outras.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z