Processando...

Concurso para Engenheiro Civil

Concurso para Engenheiro Civil

Concurso para engenheiro Civil: Qual o melhor? Quanto ganha? E o que estudar?

O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado.

No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Veja um pouco mais sobre Concurso para Engenheiro Civil :

  • Qual o melhor concurso público para engenheiro civil?
  • Quanto ganha um engenheiro civil concursado?
  • Quais os concursos para 2020?
  • O que estudar para concurso na área de engenharia civil?
    Concurso para Engenheiro Civil

Qual o melhor concurso público para engenheiro civil?

Você pode conferir a seguir uma breve lista com alguns concursos para engenheiro civil previstos ou em andamento. Todos eles têm vagas para engenheiros civis e provas previstas para acontecer no início de 2019:

Departamento de Água e Esgotos de Santana do Livramento – Rio Grande do Sul: Esse concurso para engenheiro civil tem vagas para três cargos de níveis médio e superior nas funções de Engenheiro Civil, Engenheiro de Automação e Topógrafo. Mais informações na página do DAE.

Prefeitura de Serra Negra, São Paulo: Ao todo são 21 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior, incluindo para engenheiro civil. Mais informações podem ser obtidas na página do organizador do concurso.

Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE-SP): O órgão encaminhou um pedido de concurso público com 329 vagas para análise da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que a autarquia não realiza concursos há quase onze anos. Assim, as vagas, nesse caso, são para nível superior em diferentes áreas, incluindo arquitetos e engenheiros. Por isso, se trata de um concurso para engenheiro civil

Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan): São 51 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mais detalhes na página do organizador do concurso.

Aeronáutica do Brasil: O concurso público busca preencher 20 vagas em cargos de nível superior para oficiais engenheiros nas especialidades de engenharia civil (3), de computação (3), eletrônica (3), elétrica (3), mecânica (3), metalúrgica (1), química (1) e de Telecomunicações (3). Por isso, mais informações podem ser obtidas na página do concurso.

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal: Ao todo são 50 vagas disponíveis, além de formação de cadastro de reserva, para a carreira de analista de gestão de resíduos sólidos. Para engenheiros civis são oito vagas oferecidas. Assim, consulte diretamente o edital do concurso para obter mais detalhes.

Quanto ganha um engenheiro civil concursado?

O salário de Engenheiro Civil concursado é de R$ 6.762,94 para uma jornada de 39 horas semanais, segundo dados de 140 profissionais contratados por concurso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Engenheiro Civil não parece ser uma boa ideia, já que a remuneração no setor público é cerca de 8% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Lembrando que quando um Engenheiro Civil é concursado e contratado como agente público, ele também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quais os concursos para 2020?

Alguns dos concursos previstos para o ano de 2020 são:

Concurso PGDF

O edital da PGDF já está pronto e espera apenas a publicação. O contrato com o Cespe já foi divulgado e serão 100 vagas, sendo 57 para nível superior e 43 para nível médio.

Concursos 2020 – Defensoria Pública da União (DPU): 205 vagas

A Defensoria Pública da União tem previsão de 205 provimentos no ano de 2020, segundo o projeto de orçamento divulgado pelo governo. Assim, espera-se um edital para servidores da DPU no decorrer deste ano.

Concursos 2020 – Poder Legislativo: 147 vagas

Senado Federal: o concurso ocorrerá em 2020, se seguir todos os procedimentos habituais. Foram autorizadas 40 vagas e as bancas foram convocadas para audiência pública para montar o projeto básico.

Câmara dos Deputados: o presidente da câmara já disse que só abriria certame caso houvesse reforma administrativa. Os debates começaram no início de abril e a expectativa é que, em 2020, seja feito outro certame.

Concursos 2020 – Ministério Público da União: 25 vagas

Os recursos para bancar a contratação de novos servidores por concursos já foi autorizado. As vagas serão para: 6 cargos no Ministério Público Militar; 5 cargos no Ministério Público do Trabalho e; 14 cargos na Escola Superior do Ministério Público da União.

O que estudar para concurso na área de engenharia civil?

De maneira geral, os concursos para Engenheiro Civil têm provas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Raciocínio Lógico, Língua Inglesa e Conhecimentos Específicos.

A prova específica traz questões de diversos conteúdos estudados ao longo da graduação de Engenharia, com destaque àqueles associados à área do órgão em questão ou ao cargo que será exercido pelo candidato. Por isso, a preparação precisa ser ampla e detalhada, como estudar por exemplo: Laudos, vistorias e perícias, Cálculos matemáticos, estatísticos, químicos e físicos, Métodos e técnicas de Engenharia, Engenharia sustentável, Fundações, Topografia, Projetos elétricos, Hidráulica e Hidrologia, Mecânica dos solos, Materiais de construção civil, Resistência dos materiais e análise estrutural, Engenharia legal, Patologia, Planejamento de projetos e obras, Projeto e execução de edificações, Projeto e execução de rodovias, Projeto e execução de barragens, Projeto e execução de obras portuárias, Engenharia de tráfego, Geoprocessamento.

Engenharia Civil é a área da Engenharia responsável pelo atendimento de funções básicas visando o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa, em obras e serviços tais como: pontes, barragens, estruturas portuárias, estradas, aeroportos, sistema de água e esgoto, edificações, etc, tendo como parâmetros a qualidade, segurança, funcionalidade e economia.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z