Concurso para Bombeiro
Concurso para Bombeiro
Saiba quais são os passos para se tornar um bombeiro!
A profissão de bombeiro é uma das que possui mais credibilidade entre a população. O caráter desafiador e a possibilidade de prestar serviços voltados para o bem estar das pessoas muitas vezes são o estímulo necessário para que alguns acalentem esse sonho profissional desde os primeiros anos de infância.
Contudo, mesmo para quem sempre desejou ser um bombeiro, é comum que muitas dúvidas surjam a partir do momento em que se resolve dar o primeiro passo efetivo em direção a essa carreira.
Antes de qualquer coisa, é preciso decidir entre fazer um curso de formação de bombeiro civil (ou brigadista particular), ou seguir a carreira militar e se tornar um bombeiro. A principal diferença entre os dois é que o brigadista particular atua em situações de perigo em condomínios residenciais e comerciais, indústrias, shoppings, dentre outros; enquanto o bombeiro militar é um profissional das forças de segurança pública que realiza atividades de defesa civil e é responsável pelas vidas e pelo patrimônio público.
Ou seja, ser um bombeiro militar significa estar submetido à hierarquia e disciplina, além de estar sujeito à legislação específica militar e a um plano de carreiras rigorosamente subdividido em graduações e postos.
A carreira militar exige vocação, entretanto, é uma boa opção para contornar o cenário de crise que o Brasil experimenta atualmente. Recentemente escrevemos um artigo discutindo os benefícios da carreira militar em meio à crise.
Veja um pouco mais sobre Concurso para Bombeiro :
- Quais os requisitos para se tornar um bombeiro?
- Como fazer concurso para bombeiro militar?
- Quando abre as inscrições para Bombeiro 2020?
- Quando terá concurso para bombeiro militar?
Quais os requisitos para se tornar um bombeiro?
Para trabalhar como bombeiro, é preciso passar em concurso público. Em São Paulo, por exemplo, o interessado em seguir carreira como soldado ou oficial deve ser aprovado em certame promovido pela Polícia Militar. Dentro da corporação militar, tanto soldados como oficiais precisam realizar concursos internos para ingressar no Corpo de Bombeiros.
Os principais requisitos para ser bombeiro são:
Ser brasileiro,
Ter idade mínima de 17 e máxima de 30 anos,
Estatura mínima de 155 cm (para mulheres) e 160 cm (para homens),
Não ter tatuagem que faça alusão a ideologia terrorista ou extremista, discriminação ou preconceito, ato libidinoso e ideia ofensiva aos direitos humanos,
Estar em dia com obrigações eleitorais e militares (no caso de homens),
Ter concluído ensino médio ou equivalente,
Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas,
Não ter sido responsabilizado por ato contra o patrimônio público e condenado em processo criminal transitado em julgado nos últimos cinco anos antes do concurso,
Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias "B" e "E" (específico para concurso de soldado).
Como fazer concurso para bombeiro militar?
O Corpo de Bombeiros é de responsabilidade do governo estadual. Isso significa que as exigências de qualificação para ser um bombeiro militar variam de acordo com cada estado, e podem variar também no edital de cada ano. Se você deseja ter uma ideia sobre os requisitos básicos para se fazer a inscrição no concurso para fazer parte do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, bem como outras informações adicionais sobre o concurso.
A forma de ingresso mais procurada é para o cargo de Soldado Combatente, pois não é exigida nenhuma experiência profissional anterior. Contudo, a abertura desses concursos não é prevista em períodos pré-definidos, pois ocorrem somente quando há vagas a serem preenchidas (isso acontece tanto para o ingresso como Praça como para Profissionais da Área de Saúde).
Para ser um oficial bombeiro, é necessário cursar uma escola superior de formação e aperfeiçoamento. Há apenas três no país: uma em Brasília, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, o concurso para ingresso como Oficial Combatente do CBMERJ é feito todos os anos, através do vestibular para a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, e é administrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O vestibular ocorre tradicionalmente no segundo semestre do ano.
Ou seja, tanto para ser recrutado na corporação como soldado ou oficial, é preciso se preparar para um concurso público. Um curso pré-militar é altamente recomendado para quem deseja seguir essa carreira. Por isso, nós do Curso Praticar oferecemos um curso de qualidade voltado tanto para quem tem como objetivo se tornar um soldado quanto para quem quer ser um oficial do CBMERJ. Envie-nos uma mensagem solicitando sua pré-matrícula, e nós entraremos em contato.
Quando abre as inscrições para Bombeiro 2020?
Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso PM PR e Bombeiros PR poderão se inscrever entre 01 de abril e 17 horas do dia 04 de maio de 2020, no site oficial da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR), banca organizadora.
Segundo o edital, para se inscrever, o candidato precisa pagar uma taxa de R$100 até o dia 5 de maio. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um dos seguintes municípios para preferencialmente realizar a prova objetiva: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama, União da Vitória.
Quando terá concurso para bombeiro militar?
Foi divulgado o novo edital de concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar para o preenchimento de 2.400 vagas. Do total de vagas, 400 são para os Bombeiros. O restante, 2.000, é para PM.
Segundo o edital, para concorrer a uma das vagas no concurso da PM e Bombeiros-PR 2020 será necessário ter nível médio completo. Além disso, é preciso ter, no máximo, 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição. e carteira de habilitação ou permissão para dirigir, categoria “B”, no mínimo, válida e sem impedimentos (categoria “A” não supre esse requisito).
As opções de especialização operacional são muitas dentro da profissão, e vão desde o combate a incêndio urbano e florestal até atendimento pré-hospitalar, salvamentos, fiscalização de edificações, dentre muitas outras áreas – além das carreiras alternativas, como médicos, fisioterapeutas, motoristas, músicos, dentre outros.
A carreira de bombeiro é muito rica e cheia de possibilidades. Portanto, se esse é o seu sonho, não deixe de correr atrás! O segredo é praticar!
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z