Concurso Exército
Concurso Exército
Confira os concursos para Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Anualmente, as Forças Armadas – compostas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica – realizam concurso público para preenchimento de vagas. Além oportunidades efetivas, sempre há as temporárias, que podem ter contrato de quatro anos, prorrogáveis por igual período. Em 2020 não será diferente.
As carreiras militares são algumas das mais prestigiadas no país. Aos servidores, são garantidos excelentes salários, diversos benefícios, além da possibilidade de ascensão profissional e plano de carreira.
Mesmo em épocas onde os concursos ficam escassos, o Exército segue realizando as seleções previstas no calendário anual.
Veja um pouco mais sobre Concurso Exército:
- Qual o peso e altura ideal para servir o exército?
- Qual o limite de idade para ingressar no Exército?
- Quais são os concursos do Exército?
- Pode entrar para o exército com tatuagem?
Qual o peso e altura ideal para servir o exército?
Qual o peso e altura ideal para servir o exército? Se em relação aos soropositivos não há novidades, ou seja, continuam impedidos de ingressar nas forças armadas, no Exército as alturas mínimas também permanecem: para homens, 1,60m e para mulheres 1,55m. Já quanto ao peso, não existe um peso especifico para nenhum dos sexos.
Qual o limite de idade para ingressar no Exército?
Quanto a idade máxima para entrar no exército varia de acordo com a forma de ingresso do candidato, para serviços obrigatório o limite se estabelece nos 30 anos, aqueles que tentam o concurso para Sargento não podem passar dos 23, já se for por intermédio da escola para cadetes a faixa etária não pode extrapolar os 20 anos e algumas outras áreas que exigem o nível superior só é possível concorrer atualmente até os 32 anos, Contudo, algumas mudanças na legislação brasileira podem alterar esse quadro de idade.
Quais são os concursos do Exército?
Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) - Os objetivos desta Escola são selecionar os candidatos e dar início à formação do oficial combatente do Exército Brasileiro, preparando o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), além de iniciar a formação do líder militar.
Escola de Sargentos das Armas (ESA) - Em relação às 1.100 vagas disponibilizadas em 2019, a divisão foi: Geral/Aviação Masculino (900), Geral/Aviação Feminino (100), Música (60) e Saúde (40). Para a inscrição para a prova, há 3 (três) áreas distintas (com um total de 1.100 vagas).
Instituto Militar de Engenharia (IME) - O IME localiza-se no Rio de janeiro (RJ) e é o Instituto responsável pelo ensino superior de Engenharia, voltado para o emprego militar, além da pesquisa básica, tendo como finalidade formar recursos humanos para atender as necessidades específicas do Exército Brasileiro.
Pode entrar para o exército com tatuagem?
Exército também aceita integrantes com tatuagens O Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro informou à FOLHA DIRIGIDA que a tatuagem é aceita em candidatos pela Comissão de Seleção do Exército Brasileiro, desde que não seja ofensiva ou preconceituosa, não tenha palavrões ou suásticas.
Como são várias escolas de formação e diferentes cargos, não é possível, no momento, traçar um plano de estudos que se aplique a todos. Isso porque a cada ano os editais sofrem alterações em seus conteúdos programáticos, mudando o conteúdo cobrado. No entanto, há disciplinas de núcleo comum, que podem ser estudadas, confira:
EsPCEx: Física, Língua Portuguesa, Química, Geografia, Matemática, Inglês e História;
EsSa: Matemática, Português, História e Geografia do Brasil;
EsFCEx: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Idioma Estrangeiro (Inglês ou Espanhol), História, Geografia do Brasil e Conhecimentos Específicos;
IME: Matemática, Química e Física;
EsSEx: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z