Processando...

Banca anuncia novo edital para Concurso SUSEPE RS 2022!

Banca anuncia novo edital para Concurso SUSEPE RS 2022!

A Fundatec, banca organizadora do próximo Concurso SUSEPE RS, já anuncia o edital, que deve ser publicado em breve.

Depois de ser oficializada, em dezembro de 2021, a Fundatec já anuncia, em seu portal, a publicação do edital do próximo Concurso SUSEPE RS. Segundo a banca, a seleção será aberta "em breve".

Ao todo, a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul oferecerá 397 vagas, sendo elas para os seguintes cargos:

técnico superior penitenciário – diversas áreas (389 vagas);

agente penitenciário (quatro); e

agente penitenciário administrativo (quatro).

As oportunidades contemplarão os níveis médio e superior. No entanto, as especialidades do técnico de nível superior ainda não foram reveladas, bem como os salários atualizados.

Os salários a serem oferecidos também não foram revelados, mas devem superar os valores do último edital, que chegavam a R$4.317,87.

ÍNDICE

  • Sobre o Concurso SUSEPE RS

  • Provas objetivas Concurso SUSEPE RS

  • Divisão de vagas Concurso SUSEPE RS

  • Atribuições e requisitos dos cargos Concurso SUSEPE RS 2022

  • Último Concurso SUSEPE RS 2022

  • Simulado para Concurso SUSEPE RS

  • Questões para Concurso SUSEPE RS

  • Outros Concursos Abertos


Sobre o Concurso SUSEPE RS

Banca anuncia novo edital para Concurso SUSEPE RS 2022! - Colete

De acordo com o documento de contratação da Fundatec, o Concurso SUSEPE RS ofertará o total de 397 vagas, sendo 04 para Agente Penitenciário Administrativo, 04 para Agente Penitenciário e 389 para Técnico Superior Penitenciário – diversas áreas.

A última seleção para o cargo ocorreu em 2017, sob organização da Fundação La Salle. Na ocasião, foram ofertadas 620 vagas e cadastro de reserva para o cargo de Agente Penitenciário Classe “A” e 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe “A”.

Vale lembrar que a empresa foi anunciada como banca organizadora do certame no final de dezembro de 2021. A escolha se deu através de dispensa de licitação, publicada no Diário Oficial do Estado.

A seleção pretende ofertar 397 vagas, sendo 04 para Agente Penitenciário Administrativo, 04 para Agente Penitenciário e 389 para Técnico Superior Penitenciário – distribuídas entre diversas áreas.

Importante relembrar que, recentemente, foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que instituiu o cargo de Polícia Penal da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (SUSEPE RS), atualmente chamado de Agente Penitenciário.


Provas objetivas Concurso SUSEPE RS

As provas objetivas tiveram a seguinte distribuição conforme os cargos:


Agente Penitenciário

30 (trinta) questões de Legislação Aplicada;

20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;

10 (dez) questões de Informática;

10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;

10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais

Banca anuncia novo edital para Concurso SUSEPE RS 2022! - Agente


Agente Administrativo

30 (trinta) questões de Legislação Aplicada;

20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;

10 (dez) questões de Informática;

10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;

10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais

Teste de Aptidão Física

Os testes físicos dos últimos editais englobavam os seguintes exercícios:

Teste de Resistência Abdominal em um minuto

Teste de Corrida de doze minutos

Teste de Flexão de Braço

Flexão de braço sobre o solo


Divisão de vagas Concurso SUSEPE RS

De acordo com o documento que formaliza a banca organizadora, o Concurso SUSEPE RS ofertará oportunidades para níveis médio e superior. A distribuição de vagas seria da seguinte forma:

Agente Penitenciário Administrativo: 4 vagas

Agente Penitenciário: 4 vagas

Técnico Superior Penitenciário: 389


Atribuições e requisitos dos cargos Concurso SUSEPE RS 2022

Agente Penitenciário Administrativo

Requisito: nível médio.

Atribuições: realizar atividades de média complexidade, envolvendo planejamento, organização e execução de atividades e serviços administrativos; executar procedimentos de apoio administrativo às atividades de tratamento penal, entre outras, para socialização do preso. Trabalho realizado com risco de vida.

Agente Penitenciário

Requisito: nível superior.

Atribuições: realizar atividades de média complexidade, envolvendo planejamento, organização e execução de serviços de vigilância, custódia e segurança de presos recolhidos nos estabelecimentos prisionais na execução das penas privativas de liberdade, das medidas de segurança e restritivas de direitos; executar programas e ações de apoio ao tratamento penal para socialização do preso. Trabalho realizado com risco de vida.

Agente Superior Penitenciário

Requisito: nível superior na área específica.

Atribuições: realizar atividade de nível superior, de alta complexidade, envolvendo atendimento, assistência e orientação a presos nos estabelecimentos prisionais na execução das penas privativas de liberdade, das medidas de segurança e restritivas de direitos, operacionalizando sua avaliação e o acompanhamento dos processos de socialização, bem como planejamento, coordenação, execução, estudos e pesquisas em matérias inerentes à área penitenciária e correlatas. Trabalho realizado com risco de vida.

A jornada de trabalho para todas as categorias funcionais é de 40 horas semanais e os servidores ficarão sujeitos aos seguintes regimes de trabalho:

I – regime de expediente: 8 horas diárias totalizando 40 horas semanais, podendo ser convocado em casos especiais aos sábados, domingos, feriados e no período noturno, assegurado o descanso semanal, bem como todas as vantagens previstas em lei;

II – regime de plantão: plantões de até 24 horas totalizando 160 horas mensais mediante escala de trabalho, assegurado o respectivo descanso, bem como todas as vantagens previstas em lei.

Banca anuncia novo edital para Concurso SUSEPE RS 2022! - Agentes


Último Concurso SUSEPE RS 2022

O último Concurso Público da SUSEPE/RS aconteceu em 2017. Foram mais de 700 vagas ofertadas, sendo 620 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Classe A mais cadastro reserva, e outras 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe A. A escolaridade exigida foi para os níveis superior e médio completo em qualquer área do conhecimento, mais Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O certame teve como banca organizadora a Fundação La Salle. O salário inicial foi de R$ 4.317,87, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Vale destacar que desde o último concurso realizado o sistema prisional gaúcho vem sofrendo com o déficit de servidores, isso signifca que provavelmente serão ofertadas um número consideravel de vagas e que pode haver urgência na chamada. Visto que em 2019 o quadro de servidores da SUSEPE contava com um déficit de mais de 4.000 agentes.

A abertura de novos presídios também deve aumentar o número de oportunidades, hoje no estado existe a previsão de abertura de 6 novas casas prisionais até 2022.


Simulado para Concurso SUSEPE RS

Aqui você encontrará milhares de simulados para o concurso do Concurso SUSEPE RS, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

https://www.concursosaz.com.br/simulados?f%5Bcategoria%5D=&f%5Bconcurso%5D=SUSEPE-RS


Questões para Concurso SUSEPE RS

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Concurso SUSEPE RS são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

https://www.concursosaz.com.br/questoes-de-concursos?f%5Bcategoria%5D=&f%5Bconcurso%5D=SUSEPE-RS


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o concurso do Concurso SUSEPE RS 2021 ou 2022 e tem interesse em outros concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de concursos abertos.

https://www.concursosaz.com.br/concursos-abertos

Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.